terça-feira, 16 de agosto de 2011

Historico do Projeto Manguezal.

 Projeto Manguezal
Reforço Escolar e Educação Ambiental
Idealizador: Werther M. Farias.
Endereço: 3 travessa Filogonio de Oliveira s/n Barra do Pojuca.
Camaçari-BA
E-mail: reforcoescolar@hotmail.com
Educadores: Sarah Santos Brito,Lucilene Ramos Brito (Galega),Jessi Adelana Souza dos Santos (Lana),Sirius Dorge Bittencourt Peman,Sara Maria Silva Santos,Iraci Torres da Silva.
Voluntário: Gilmar Moraes Bastos.
Apoios: IAAF (Instituto Afrânio Affonso Ferreira),Pousada Praia das Ondas (Itacimirim-Estrada do coco),Idealizador (Werther M. Farias).

 O projeto iniciou-se em Fevereiro de 2005, tendo como alunos a população Ribeirinha da comunidade denominada Beira do Rio na foz do Rio Pojuca (Estrada do Coco) onde vivem cerca de 80 famílias. De 2005 a 2009 a sala de aula era debaixo de um toldo medindo 6x6 e tínhamos em media 30 alunos com freqüência assídua entre os turnos matutino e vespertino, todos os nossos alunos são das escolas publicas de Barra do Pojuca.No mês de Agosto de 2008, informatizamos o Projeto com aulas aos finais de semana aos alunos do Projeto e alguns pais. Contratamos também um psicólogo especialista em lidar com crianças o qual desempenhou um excelente trabalho. No mês de Junho de 2009 a Junho de 2010, o Projeto mudou-se de endereço do toldo para uma casa composta de 05 cômodos na mesma localidade, na nova casa o numero de alunos aumentou e chegamos a uma média de 80 alunos com freqüência assídua e também cresceu os números dos educadores que passamos de 03 para 05. No dia 14 de Junho de 2010 mudamos para uma casa localizada em Barra do Pojuca, ampla e com um grande quintal murado, com a mudança o numero de alunos cresceu e passamos hoje com mais de 160 alunos. O projeto funciona como Reforço Escolar no turno matutino das 08h30hr as 11hr contando com 03 educadores e 01 voluntário. No turno vespertino das 14:00 hr as 16:30hr  com 03 educadores e 01 voluntário, pois o numero de alunos é maior do que o matutino. O objetivo do Projeto é suprir as carências das escolas publicas local, pois os alunos da 1ª a 3ª serie tem quase o mesmo nível e poucos sabem ler ou escrever,quantos aos alunos da 4ª e 5ª serie também quase a mesma problemática estes alunos tem sérios problemas com o português e a matemática,e também baixo rendimentos em outras matérias.Os professores se esforçam o máximo  nesta 2:30hr(duas horas e meia) para que os alunos tenham um bom desempenho nas escolas publicas local,o qual nestes anos temos alcançado nossos objetivos,e até elogios dos professores das escolas publicas ao Projeto pois os alunos que se encontram no Projeto e tem freqüência assídua passam a ter um bom rendimento na escola e geralmente passam de ano,sem ficarem em recuperação,o Projeto continua também nas férias escolares de Dezembro a Fevereiro com aulas de campo onde juntamos aprendizagem com lazer,no período de férias temos uma redução em media de 30% dos alunos,pois muitos viajam.O PROJETO FÉRIAS  funciona 03 vezes por semana,onde eles se divertem aprendendo sobre o Meio Ambiente e Ecossistemas locais através de Caminhadas por trilhas na reserva de Sapiranga,Pick Nick ,Projeto Tamar,Castelo Garcia D’Avila, Zoológico em Salvador, Passeios de barco e Caiaques no Rio Poujuca entre outras atividades.No período de férias juntamos os 02 turnos no horário das 09:00h as 16:00h e servimos almoços e lanches.Temos também uma vez por semana a estudante de psicologia Daniela na qual vem desempenhando um bom trabalho.
Bimestralmente é realizado na comunidade Beira Rio missas na qual foi formado um coral onde os alunos do Projeto cantam geralmente um Hino evangélico e outro católico, pois 20% dos alunos vêm de famílias evangélicas.

 Metas alcançadas
O projeto Manguezal em Outubro de 2005 ocorreu o encontro com professores e coordenadores pedagógico das escolas publicas de Camaçari, a proposta foi salientar que a temática Ambiental-Manguezal deve ser inserida em sala de aula, mas com a experiência em campo.
Neste encontro ficou decidido que o Projeto Manguezal receberia os alunos das escolas publicas local uma vez por semana em media 50 alunos,que vinham no transporte escolar publico acompanhados com professores ou coordenadores, e com a concordância da Secretaria de Educação de Camaçari - SEDUC, através do professor Marcelino funcionário da mesma até a presente data.
Recebemos em média mais de 2.000 alunos no qual tivemos como palestrantes 05(cinco) estagiários do curso de Eco turismo da CETEB-Camaçari, a bióloga Carla Sabiá (CRB 18187/05) da Fundação Garcia D’AVILA, o estudante de biologia e guarda florestal voluntário da Fundação Garcia D’AVILA de nome Junior, hoje já formado e continua a trabalhar na Fundação, o biólogo de nome Fernando da Limpec Camaçari, Daniel e Carlos da Semear engenheiros Ambiental, enviado pela CLN (concessionária litoral norte) Os temas das Palestras: Conscientização sobre Meio Ambiente, Multiplicar conhecimentos sobre a temática Manguezal e a sua Preservação. Depois das palestras ocorridas no Restaurante Manguezal saíamos para uma trilha interpretativa existente que margeia o Manguezal  da Restinga onde se pode observar as interações naturais do Ecossistema,também fazíamos uma caminhada de 1,500 m no qual os alunos viam de perto as 04 espécies de mangues existente no local. Todos os alunos recebiam um saco de lixo e recolhiam o que encontravam no caminho, o lixo era entregue no hotel Fronteira e eles providenciavam a coleta do mesmo. Recebemos também alunos do Projeto Tamar de Praia do Forte, Projeto Semente e escola São Francisco todos do município de Mata de São João.Também recebemos visitas de escolas particulares de Lauro de Freitas e Camaçari,tendo como palestrante o turismólogo e ex estudante da CETEB do curso de eco turismo,Paulo Ribeiro de Azevedo.(Filho do repentista Bulu Bule).
Também já no 4ª ano consecutivo recebemos as crianças do projeto Tamar,chamados de “Tamarzinhos” acompannhados da coordenadora Rose.
Escolas particulares que se beneficiaram do Projeto “A Escola vai ao Manguezal”. Monet e Cema de Camaçari, Omega e Impacto de Lauro de Freitas,desenvolvemos com os alunos do Projeto Manguezal no ano de 2006, um curso de condutores mirins composto de 17 adolescentes, administrado pelos estagiários do curso de Eco turismo da CETEB-Camaçari com duração de 02 meses.
Em meados do ano de 2005, realizamos no Restaurante Manguezal curso de Alimentação Alternativa com 30 alunos da comunidade local (Beira Rio) patrocinado pelo Instituto INVEPAR com duração de 10 dias.
No dia 01/11/2007 mutirão de limpeza no Manguezal do Rio Pojuca com a participação de 105(cento e cinco) pessoas, alunos e familiares do Projeto Manguezal, tivemos representações tais como: Conselheiros do Conselho Gestor Lagoas de Guarajuba,empresa de engenharia Ambiental “SEMEAR”, Projeto Tamar e o Ibama que palestraram no auditório do hotel Fronteira.
Princípio do ano de 2008, curso de artesanato no Restaurante Manguezal com duração de 16 sábados e 4hrs por dia, com a participação de adolescentes e adultos na faixa etária entre 14 á 20 anos,com 17 participantes patrocinado pela CLN.(concessionária litoral norte)Nos meses de Setembro a Novembro de 2009 foi realizado no Restaurante Manguezal os cursos de Barmen, Gastronomia e Garçom patrocinado pela Cooperativa de Barra do Pojuca de nome Coopernorte.
No ano de 2006(verão) o Restaurante Manguezal ofereceu um dia de Lazer a 40 pessoas entre adultos e crianças deficientes visuais da Sede.(Camaçari) No mesmo ano patrocinamos a visita da ONG Reviver de Salvador.(cidade Baixa) com 25 crianças de rua, juntos com os alunos do Projeto Manguezal que tiveram como lazer passeios de Barcos, Caiaques, Tirolase e  almoço.No ano de 2006 filmagem com os alunos do PROJETO MANGUEZAL para o programa “Decola”,no mesmo  ano junto com a Bióloga Carla Sabiá Replantio de áreas degradadas do MANGUE vermelho e branco em um total de 5.000(cinco mil mudas).
Oportunidade de estágio a 05 alunos do curso de Eco turismo Ceteb-Senac no período de 03(três) meses no Projeto Manguezal.
Desde o ano de 2006 realizações de MISSAS bimestrais no Restaurante Manguezal, nas quais os alunos do Projeto Manguezal cantam.
Apoio aos artesãos local com a possibilidade de exposição e venda de seus produtos no Restaurante Manguezal.
Ano de 2007 foram custeadas pelo Restaurante Manguezal 10 placas educativas para as trilhas e áreas da comunidade Beira Rio sob a orientação da SEMARCH.(Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) Fiscalizado pela secretária da presidente da APA (lagoas de Guarajuba) Sraª Alana Padilha.
Ano de 2006 -2007 tivemos em nosso Projeto Manguezal aulas de Religião,seguida de música,tendo como instrumento o violão nas aulas do turno vespertino.
No ano de 2007-2009 alfabetização de alunos no turno noturno tendo em média de 20 alunos por cada ano com a professora Jurema que também neste ano de 2011 todavia continua no turno noturno com as aulas para adultos e adolescentes.
No ano de 2006 eu Werther Farias participei do seminário sobre manguezais em Praia do Forte,e no ano seguinte no mês de Abril de 2007 o seminário ocorreu na Ilha de Itaparica o qual eu também participei.
Visitas com os alunos do Projeto Manguezal a Hortos locais acompanhado do técnico agrícola Franco Oliveira de Souza o qual mostrou a importância das plantas no meio ambiente.

Atividades Projeto Manguezal apartir de Setembro de 2010

Ensaiamos por 02 dias as crianças que se encontram na alfabetização e 1ª serie o Hino nacional as demais séries já o sabiam.No dia 06 de Setembro reunimos as duas turmas(Matutino e Vespertino)e comemoramos a festa da Independência no Projeto Manguezal,os alunos se posicionaram em filas e defronte da nossa bandeira o professor Sirius fez o asteamento e todos cantaram o Hino Nacional,logo após foi servido um buffet oferecido por Farias e preparado pelas professoras com doces,salgados,refrigerantes e dois bolos pois neste dia tínhamos dois alunos completando anos,aproveitamos o momento festivo e cantamos Parabéns.
No dia 08 de Setembro de 2010, levamos parte dos alunos à cidade de Camaçari estavam presentes os professores: Sirius,Sara, Gicélia, Lana, Galega (Lucilene) Farias e no total de 72 alunos. Estivemos em uma localidade conhecida como Lama Preta e conhecemos um trabalho Social de um Senhor de nome Ferreira (Ex. Deputado) onde prestam serviço a comunidade local tais como: Serviço Odontológico, Creche, Reforço Escolar, possuem também  um grande refeitório onde nos foi servido um excelente almoço, permanecemos no local por 03 h onde as crianças brincaram e se divertiram bastante, o transporte escolar foi oferecido por um morador de Barra do Pojuca de nome Falcão, o almoço e o dia de lazer pelo Sr. Ferreira. Ressaltando que no dia da nossa festa da Independência uma Sraª que se encontrava hospedada na Pousada Praia das Ondas visitou o projeto e nos doou uma câmera digital.
Outubro de 2010,festa do dia das crianças e distribuição de presentes arrecadados pelos professores e Farias entre seus amigos.
Dezembro de 2010,na primeira semana do mês encerramento das aulas nas escolas pública local,por um período de dez dias preparamos alguns alunos que ficaram em recuperação,no final todos tiveram um bom aproveitamento nas provas e passaram de ano.Foi dado aos professores duas semanas de férias,e retornamos com o projeto férias em ínicio de janeiro de 2011 em um período de cinco semanas,logo em seguida começaram as aulas no projeto manguezal e nas escolas pública.
Abril de 2011,no dia 21 visitamos o zoologico de Salvador com 62 alunos,o IAAF custeou a locação do ônibus e a refeição dos alunos e educadores.No mês de maio de 2011 comemoramos no projeto o dia das mães,a Pousada Praia das Ondas e Farias custearam as despezas da festa,aproveitando a presença de algumas mães e responsaveis dos alunos,fizemos a 1º reunião de pais e mestres.
Junho de 2011,no dia 23 comemoramos o São Jõao,os alunos da 4ª,5ªe 6ª séries ensaiaram por uma semana antes da festa e no dia dançaram quadrilha,na festa Farias e Maria a propietaria da Pousada Praia das Ondas doaram  as comidas típicas juninas;e também ao entardecer acendemos a fogueira,a mesma festa fizemos para São Pedro no dia 29,também com comidas típicas,quadrilha e fogueira,as escolas pública pararam por duas semanas mas no projeto manguezal paramos só por uma semana,tivemos só a frêquencia de 60% dos alunos pois alguns viajaram e outros continuaram com duas semanas de acôrdo com a parada das escolas publica.
Julho de 2011,começaram os testes e as provas da 3º unidade é quando os professores se dedicam a ensinar os alunos a matéria de acôrdo com o dia dos testes e das provas.A metodologia usada aos alunos é em forma de gincana,ou seja passamos o assunto e logo dividimos a turma em dois grupos que fazem perguntas entre si sobre o assunto,o grupo que mais acertam nas respostas ganham de Farias um prêmio,e o grupo que menos acertam arrumam e varrem a sala de aula,geralmente esta temática tem dado certo com bom êxito dos alunos nos testes e nas provas.
Em meados de junho ficamos sem computador pois a CPU foi para o conserto.
Princípios de Agosto de 2011,Farias decidiu que nos turnos matutino e vespertino teriam professores diferenciados por turnos ,deduzindo ele que desta forma haveria menos desgaste físico dos professores.No turno matutino lecionam as professoras:Lana,Sara Maria e Iraci.No turno vespertino:Sirius,Sara Brito e Lucilene (Galega).O resultado desta mudança só poderei avaliar dentre de alguns meses se foi positiva para professores e alunos.
 Em uma reunião feita entre os professores e o idealizador do Projeto,o tema foi a evasão de alunos durante a semana que as vezes entre alguns alunos chegavam a faltar até 03 vezes por semana,mas no normal a média de faltas era de 02 vezes por semana.Foi decidido que proporcionaríamos um Dia de Lazer que seria nos sabados sempre em locais diferenciados  tais como:Cachoeiras,Rio Imbassaí,Rio Pojuca,Castelo Garcia D’Avila,Projeto Tamar,Praia de Itacimirim,Churrasco no Projeto em dias chuvosos etc.O resultado tem dado certo a presença dos alunos houve um aumento no ínicio em 30%;o inicio do Dia de Lazer começou em Fevereiro de 2011.
Atualmente entre os meses de Julho e Agosto houve um aumento que em porcentagem creio que chegamos em 70%,estamos felizes com o resultado da nova metodologia,mas por outro lado a media de custo do Dia de Lazer varia entre R$ 180,00 á R$ 300,00 pois tanto aumentou o custo da refeição e bebidas,tambem começamos com um micro-ônibus e neste ultimo final de semana tivemos uma media de 70 alunos mais 04 educadores.Trata-se do final de semana do dia 07/08/2011.
Um dia anterior ao dia do Estudante proporcionamos aos alunos um lazer na piscina do Acampamento Batista,e no dia seguinte fizemos uma festa no Projeto Manguezal em comemoração do Dia do Estudante,os professores junto com Farias arrecadamos  de poucos comerciantes local uma ajuda em alimentos e bebidas,exceto a Pousada Lagoa Clara e Comercial Raisan que doaram em especie R$ 50,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário